Olá, mamães! Vamos falar da surdez?!
É um prazer tê-las aqui comigo!
​
Me chamo Lizandra Soares, Fonoaudióloga, graduada pela Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) em 2018. Sou vice-presidente do Projeto CyberOuvintes e Reabilitadora de crianças surdas, usuárias de implante coclear e AASI (aparelho de amplificação sonora individual), e por último, mas não menos importante, eu sou MÃE de uma princesa Surda e usuária de Implante Coclear.
​
Foi com muito carinho que preparei essa página para você que é mãe de criança com deficiência auditiva. Precisamos Empoderar nossas crianças para que elas cresçam entendendo que possuem seu espaço no mundo e que a sua deficiência auditiva é apenas uma limitação. Por outro lado, somos NÓS MÃES que precisamos nos Empoderar em primeiro lugar! Que tal mergulhar comigo nesse Universo do Empoderamento?
Vamos juntas!

1
Que tal começarmos falando sobre o LUTO após o diagnóstico da deficiência auditiva?
​
Você sabia que o luto não se refere somente a morte em si?
Esse sentimento de "luto", não é falta de amor, e sim um sentimento de revolta contra todas as situações que nós imaginamos que o nosso filho (a) terá que enfrentar durante a vida. Perguntas do tipo por que isso aconteceu comigo? Porque com meu filho(a)? São comuns neste momento de inseguranças e medo.
​
Nesse momento, os mais difíceis sentimentos e sensações poderão entrar em ação até que esse luto possa dar lugar a outros sentimentos como o otimismo, a esperança, a fé, o carinho e o amor acima de qualquer coisa.
É importante darmos vazão e respeitar este sentimento que nos envolve neste momento. Visto que se necessário, a ajuda psicológica é imprescindível.
2
O medo da cirurgia
​
Fazer ou não fazer uma cirurgia de Implante Coclear?
Atualmente estamos diante de inúmeras notícias voltadas para a cirurgia do implante e muitas delas infelizmente não são verdadeiras. Devemos nos atentar a qualquer informação que não seja de fontes e/ou profissionais capacitados no assunto.
Nem sempre vamos fazer ou dizer o que é correto para nossos filhos. Devemos lembrar que somos nós (pais/responsáveis), os principais guias dos nossos filhos, e que devemos sim fazer de tudo, que estiver ao nosso alcance para que eles cresçam sem medo dos desafios que encontrarão em sua caminhada.
​
A deficiência auditiva é um universo repleto de informações, e quando entramos nele, o medo é um dos sentimentos mais comuns que temos que lidar ao longo da jornada.
3
A surdez e a sua diversidade
​
​
​​​Quando falamos sobre surdez precisamos enfatizar que ela vem acompanhada de uma DIVERSIDADE.
Vamos conhecer um pouco?​
-
​​​Temos os SURDOS SINALIZADOS sua língua é exclusivamente a LIBRAS).
-
Temos os SURDOS ORALIZADOS aqueles que buscam a leitura labial bem como a oralidade. Temos os
-
SURDOS BILÍNGUES (que são aqueles que se utiliza das duas línguas).
-
E por fim, os SURDOS IMPLANTADOS (aqueles que tiveram a condição e hoje podem ouvir graças as tecnologias).
​
Não existe certo ou errado. Existem caminhos! E é claro, devemos sempre respeitar os caminhos que diferem dos nossos.